sábado, 5 de março de 2011

NASA DIZ QUE 2010 FOI O PERÍODO MAIS QUENTE DO PLANETA

Suponho que não deve ser grande notícia de que o hemisfério norte está derretendo no calor deste verão. Aqui no sul estamos com frio ainda, que nem tivemos tempo para recordarmos os invernos de minha infância-, de modo que via internet fui me inteirar que os cientistas do Instituto Goddard para Estudos Espaciais da NASA contam que a temperatura global média nos últimos 12 meses foi mais elevada que durante qualquer outro período de 12 meses da história.
Tal informação é resultado de 5.000 estações climáticas espalhadas ao redor do mundo. Outras organizações como a US National Climatic Data Center, The National Oceanic e Atmospheric Administration difundido dados muito parecidos que o corroboram.

Por um lado, este é um ano sob influência da corrente do "El Ninõ", que costuma esquentar a superfície do planeta mais do que o habitual nas regiões dos trópicos, mas por outro lado, estamos em um momento do ciclo solar onde a atividade está no mínimo, o que deveria ter um efeito resfriador do planeta, salvo por esse pequeno detalhe da elevadíssima concentração de
carbono na atmosfera.

Romper recordes é bacana, geralmente é um depoimento do esforço humano para atingir metas surpreendentes. Primeiro disseram que tinha sido a primavera boreal mais cálida, e nos meses seguintes ganharam o posto do mais quente também. Além dos 9 países do Oriente Médio e África que registraram recordes de temperatura neste ano. Também podemos somar que a década passada foi registrada como a mais cálida até agora. Estes não são recordes bacanas.
Enquanto a temperatura sobe, o ecossistema marítimo (e o de todos em conseqüência) é afetado. A comunidade científica está de acordo em 97% com a evidência do aquecimento global e com a noção de que as atividades humanas são os seus causadores. Já não resta lugar para ceticismo ou tolas teorias da conspiração, esta estatística para 2010 é a clara evidência de que o clima está mudando e que se não fizermos alguma coisa rapidamente para reverter à situação, estaremos brevemente em maus (e quentes) lençóis.

Leia mais em:
Nasa diz que 2010 será o ano mais quente da história - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=13427#ixzz1Fl143Jr3

Nenhum comentário: